quinta-feira, 27 de junho de 2013

Arte abstrata

A arte permite várias formas de expressão, através de diferentes recursos. Existem várias maneiras de levar a arte para sala de aula, possibilitando e ampliando para novas formas de pensar. 
De forma divertida podemos fazer uma atividade de pintura abstrata. Você vai precisar de:
  • Tampa de caixa de sapato fechada nos quatro lados ou uma caixa de sapato;
  • Folha de desenho;
  • Colas coloridas e com glitter;
  • Bolinhas de gude.
Primeiro ensinei uma das maneiras de jogar bolinhas de gude, resgatando as brincadeiras de antigamente

 Coloque a folha de desenho dentro da caixa e distribua as colas, deixe eles livres para aplicar as colas em cima da folha branca

Depois de colocar as colas, é a vez das bolinhas de gude. Coloque quantas bolinhas desejar, os meus alunos usaram cinco. Movimente a caixa de um lado para o outro para criar uma arte abstrata.

Exponha os trabalhos no mural de forma que achar melhor

É uma atividade que as crianças adoram fazer e o resultado fica lindo


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Galo cantor

Quer fazer um galo que cante antes do amanhecer? Você vai precisar de:

  • pote de iogurte
  • fita adesiva
  • barbante
  • color set (usei as cores que tinha disponível, amarelo, vermelho e verde)
  • vela para passar no barbante
  • canetinhas para decorar
  • molde
Retirei esta ideia da página da revista do Professor Sassá. Para melhor esclarecimento, segue a página.
Molde para imprimir



Os nossos ficaram assim



Há algum tempo retirei da internet uma história que fala em amizade e trabalho em equipe, é  engraçada e as crianças adoram, eu imprimi  e contei no varal, também pode ser contada com fantoches.















domingo, 16 de junho de 2013

Atividades com materiais simples

Para a atividade iremos precisar de: uma bacia com bolinhas de isopor dentro, pegador de massa/macarrão. A criança deverá com o pegador de massa pegar as bolinhas dentro da bacia.

Variante da caixa com a lanterna (postada anteriormente) nesta  uma criança entra dentro da caixa com a lanterna e o colega do lado de fora precisa descobrir quem está dentro da caixa. 



Abrindo e fechando - produzimos sacos de TNT com zípper, as crianças tinham que abrir e fechar .


Descobrindo a temperatura com bolsa de água quente e gelada. Eles curtiram bastante.

Caminho com fitas

Os alunos devem passar a bola pelo caminho correto usando o pé, e não deixar bater nas linhas laterais.
Fiz as linhas com fita crepe em cima do tapete da sala, mas pode ser feito direto no chão.






Caixa com elástico

Faça uma abertura no fundo de uma caixa, e trance  o elástico.
Depois é só deixar a turma aproveitar.



Balões com água dentro

Coloque um pouco de água dentro dos balões feche, e distribua para a turma.





Garrafas com vários objetos dentro.

Você pode usar lantejoulas, gliter, botões, brinquedos pequenos, dados, bolinhas de gude... É legal misturar alguns desses materiais, pois ao virar a garrafa alguns flutuam, outros demoram mais para se estabelecer. Use a imaginação.


Tirando e colocando frutas com velcro


Descobrindo que as bolinhas não vão para o fundo.


Passar o liquido de uma garrafa para outra.


Trabalhando quantidades com material concreto

Cada aluno retirou de um saquinho um número e após tinha que pegar as bolinhas de biogel de acordo com o seu número e colocar em outro recipiente.


Jogo das quantidades com dominó

Uma atividade pratica de ser realizada na turma é o jogo abaixo. Basta imprimir as cartelas e a turma deve completar a quantidade com as peças do dominó, mas só vale as bolinhas pintadas.


Jogo dos números e quantidades

Essa é uma atividade onde os alunos estarão aprendendo de uma forma bem divertida.
Confeccionei o jogo (tapete) em tecido e os números com cola puff, afim de os alunos sentirem a textura,  as cartelas são EVA. 
Cada aluno tirou de dentro de uma caixa uma cartela que não podia ser mostrada para o colega, após coloquei o tapete no chão e um por vez colocava o seu cartão sobre o número, de acordo com a quantidade de figuras. Os colegas tinham que verificar se estava correto.

OBS: Não coloquei os números na ordem, pois alguns alunos reconhecem a ordem e não o número.


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Garrafa sensorial

Garrafas sensoriais são garrafas plásticas do tamanho que se desejar, desde que sejam transparentes e com objetos que despertem a curiosidade e o desejo de observação, as cores e formas que quando misturados a água, areia ou outra coisa produzam algum efeito. Esta atividade foi realizada com alunos de 5 anos, se possível deixe que a criança coloque as coisas dentro da garrafa. As crianças exploraram a garrafa dentro da sala onde não havia luz do sol e também na rua, na sombra e no sol, o resultado é muito legal, pois as crianças se divertem e trocam as garrafas para também observar as dos colegas.  São muitos materiais que podem ser usados, por exemplo:

  • lantejoulas
  • purpurina
  • cola colorida e com glitter
  • flores de plástico
  • canudo cortado
  • floquinhos de isopor
  • brinquedinhos (aranha, carrinho, bonequinhos...)
  • dados
  • números e letras feito de garrafa pet (fiz de garrafa verde para aparecer na transparente)
  • bolinhas coloridas de vaso de flor (aquelas que aumentam quando colocadas na água)
  • peixinhos, corações e estrelas de pedaços de luva de borracha (luva amarela para limpeza)
  • estrelinhas
  • bolinhas de gude
  • conchinhas da praia
  • arroz (pouco, pois a água fica branca)










domingo, 2 de junho de 2013

Brincando no Berçário II

Estimular todos os dias! Nesta semana iremos trabalhar com celofane, colocaremos dentro de uma caixa surpresa pedaços de celofane (encontrado em livrarias) e convidaremos as crianças a retirar um de cada vez observando o som que produz, a cor que podemos enxergar através dele.

celofanes coloridos

Caixa surpresa com os celofanes dentro
Outra atividade a ser realizada é: potes de plástico com figuras coladas na tampa (pelo lado de dentro do pote) iremos aproveitar na rodinha da música, cada criança irá abrir o pote observar a figura colada e a professora irá cantar a música relacionada com a figura. Esta atividade também tem como variante colocar as fotos das crianças na tampa (trabalhando identidade), pode ser explorado o empilhamento dos potes. O pote aberto/fechado.